PUC na Mídia: Prof. explica raízes históricas do consumo de açúcar no país à Nova Brasil FM

por Redação / ACI PUC-SP | 28/01/2026

O hábito dos brasileiros de consumir açúcar foi tema de entrevista concedida pelo professor Alberto Schneider, especialista em História do Brasil e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ao Jornal Nova Brasil, da rádio Nova Brasil FM.

Durante a conversa, o professor destacou que a forte presença do açúcar no paladar nacional tem origem direta no processo de colonização do país. Segundo Schneider, a implantação da lavoura canavieira foi o eixo central da economia colonial brasileira, tornando o açúcar um produto abundante e relativamente barato desde o século XVI, especialmente nas regiões onde se iniciaram os principais núcleos de colonização, como Bahia, Pernambuco e São Vicente.

O docente explicou ainda que, ao longo do tempo, esse padrão alimentar foi sendo incorporado ao cotidiano da população, influenciando a formação da culinária e do gosto dos brasileiros, inclusive com a chegada de diferentes grupos de imigrantes. Para além do açúcar, Schneider também contextualizou historicamente a produção e a difusão da cachaça, ressaltando que ambos compartilham a mesma origem colonial e atravessam séculos da história do país.

A participação do professor da PUC-SP contribuiu para ampliar a compreensão sobre como fatores econômicos, sociais e culturais moldaram hábitos alimentares que permanecem presentes na sociedade brasileira até os dias atuais.

Clique aqui e assista a entrevista na íntegra.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.