PUC na Mídia: Prof. aponta impactos do ataque dos EUA à Venezuela para o Brasil
O ataque dos Estados Unidos à Venezuela para a captura do então líder do país, Nicolás Maduro, foi tema de reportagem do portal Terra, que ouviu especialistas em Relações Internacionais para analisar os possíveis impactos do episódio na vida dos brasileiros.
Para o professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Arthur Murta, a ação representa um ato “muito grave e violento”, que viola a soberania territorial venezuelana e remete a práticas da política internacional do século 19. Apesar da gravidade, o docente avalia que, no curto prazo, os impactos diretos para o Brasil tendem a ser limitados.
Segundo Murta, não houve alterações significativas em indicadores como o preço da gasolina, nem indícios concretos de escalada para um conflito armado mais amplo. O professor também considera baixo o risco de uma guerra aberta entre Estados Unidos e Venezuela, destacando o histórico recente do governo norte-americano de buscar a redução de conflitos internacionais.



