PUC na mídia: Docente participa de reportagem sobre trabalho análogo à escravidão na BBC News Brasil
O professor Leonardo Sakamoto participou de reportagem publicada pela BBC News Brasil que investiga denúncias de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em churrascarias e restaurantes, especialmente na cidade de São Paulo.
Na matéria, Sakamoto contextualiza o crescimento das denúncias como resultado da intensificação das fiscalizações e da ampliação da compreensão, por parte dos trabalhadores, de que práticas degradantes não são naturais nem legais no ambiente de trabalho.
O professor também aponta a sub-representação do setor na chamada “lista suja” do trabalho escravo, destacando limites estruturais de fiscalização e dificuldades de identificação dessas práticas em contextos urbanos. Segundo a análise apresentada, a oferta de alojamentos precários, jornadas fragmentadas e a dependência económica dos trabalhadores funcionam como mecanismos contemporâneos de coerção, incidindo sobretudo sobre a população socialmente vulnerável, maioritariamente oriundas das regiões Norte e Nordeste.
Clique aqui e leia a reportagem na Integra.



