PUC-SP abre Vestibular Complementar de Verão para ingresso no 1º semestre de 2026
Processo seletivo requer apenas nota do ENEM, considerando as edições realizadas entre...
Projeto coordenado pela profa. Pollyana Ferrari (Jornalismo), com participação de estudantes
Está no ar o site PUC Check, projeto de checagem de fatos e educação midiática coordenado pela profa. Pollyana Ferrari (Jornalismo), líder do grupo de Pesquisa Comunidata PUC-SP/CNPq.
O objetivo é oferecer cursos gratuitos de alfabetização midiática contra fake news para os alunos da PUC-SP, todos realizados em parcerias com entidades de combate à desinformação. “Já tivemos oficinas com o Vaza, Falsiane!, Coletivo Bereia e EducaMídia, sendo um projeto interdisciplinar que dialoga por quatro anos com disciplinas como Checagem de Fatos, Narrativas Transmídia, Narrativas Online e com produções práticas dos alunos na AGEMT, agência de notícias do curso de Jornalismo, coordenada pelos professores Aldo Quiroga e Cristiano Burmester”, afirma Pollyana. “Como um projeto da FAFICLA, a PUC CHECK abre espaço para alunos de todos os cursos da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes”, ressalta a docente.
Ao todo, dez alunos entre Jornalismo, Multimeios e Publicidade participam da confecção do site e de oficinas abertas de Checagem de Fatos. O projeto também faz uma homenagem ao professor e jornalista André Russo (na foto) que morreu em decorrência da Covid-19, neste ano de 2021. “O site é um repositório de informações sobre checagem de fatos e educação midiática, com materiais em formatos de áudio (podcasts), livros, dissertações e vídeos que oferecemos gratuitamente para toda a comunidade”, ressalta a Pollyana.