PUC-SP abre Vestibular Complementar de Verão para ingresso no 1º semestre de 2026
Processo seletivo requer apenas nota do ENEM, considerando as edições realizadas entre...
Prazo de inscrições termina no dia 18/1
Em caráter inédito, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, campus Sorocaba, abriu duas vagas para o Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Pediátrica. O processo seletivo inclui duas etapas: uma prova escrita e uma entrevista para análise do candidato. Os interessados podem inscrever-se até 18/1 no site www.nucvest.com.br. A taxa é de 200 reais. Os resultados serão publicados em 18/2.
O programa é destinado a candidatos com formação universitária em Enfermagem e/ou portadores de diploma revalidado no Brasil. A duração é de dois anos, com início em 1/3 e término em 28/2/2023. A carga horária semanal é de 60 horas, distribuídas entre atividades teórico-práticas, incluindo plantões de acordo com a escala do serviço.
Após concluir a residência, os profissionais recebem título de especialista e podem atuar nos três níveis de atenção à saúde da criança. Esta área é considerada prioritária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada, inclusive com política de saúde específica, denominada Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança (PNAISC).
De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional em Saúde – Enfermagem Pediátrica, professora Izabel Cristina Ribeiro Saccomann, “a grande vantagem do programa é que é o único em Sorocaba e região, propiciando ao residente vivenciar intensamente o mundo do trabalho do enfermeiro. Com isso, poderá adquirir a qualificação técnico-científica na área e aprender uma prática clínica mais avançada. Ao todo, são 5.760 horas de formação, sendo 4.608 horas de atividades práticas e 1.152 de atividades teórico-práticas. Além disso, o residente será remunerado com bolsa de estudos durante o programa”.
A coordenadora reforça que o Hospital Santa Lucinda (HSL), conhecido pela sua excelência na área pediátrica, se constitui como o principal cenário dentro desta proposta. Por ser integrado à PUC-SP, o hospital é cadastrado como hospital de ensino junto aos Ministérios da Saúde e da Educação, atuando como campo de estágio nas áreas de Medicina e Enfermagem e possui o mérito de ser o único hospital de Sorocaba a ter, em seu corpo clínico, todos os docentes da FCMS.
“Uma das metas do HSL é a obtenção do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, ressalta a professora. Em 2011/12, o Hospital Santa Lucinda recebeu o Prêmio Gestão com Qualidade, concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). O HSL também está inserido na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), implementando os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, propostos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).