Doutoranda lança o livro “Florescer no Antropoceno”

Taiara Desirée é aluna da pós-graduação em Filosofia

por Redação | 02/01/2024

Taiara Desirée, doutoranda em Filosofia, lançou recentemente a obra Florescer no Antropoceno, o seu sexto livro publicado pela editora Lumen Juris. Segundo a autora, a ideia de escrever o livro surgiu em junho de 2023, “como fruto de seus sentimentos e reflexões cultivadas ao longo do primeiro semestre do seu doutoramento em Filosofia, cuja tese em desenvolvimento conecta a fenomenologia da percepção e a face dos hábitos ecosóficos na constituição do sujeito e do seu modo de existir”.

O evento de lançamento ocorreu no final de 2023, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, reunindo familiares, amigos e diversos leitores interessados na temática abordada no livro, que expõe questões ambientais, por meio de um pensamento filosófico.

“O ensaio de Taiara Desirée cumpre à risca o papel de substanciar a discussão acerca dos desatinos naturais e humanos, do tempo presente. Para tanto, recorre a uma gama extensa de pensadores originais e comentadores, de modo a circunstanciar o problema analisado. Todavia, alinhado filosófica e poeticamente, desde o título, ao semear o possível jardim a florescer, do Antropoceno. Um alerta calcado em acumuladas leituras, sobremaneira no pensamento de Arne Næss, margeando a ecologia profunda, e em dados colhidos do noticiário intempestivo dos males do aquecimento global, da poluição, da extinção de espécies, do degelo dos polos da Terra etc.”, afirma o prof. Antonio Valverde, orientador do Doutorado de Taiara, no posfácio da obra.

Já a profa. Dulce Mara Critelli, ao prefaciar o livro, ressalta que “a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento de economias sustentáveis compõem a questão mais importante com que nos deparamos em nossos dias". Ela ainda aforma que "nas reflexões desenvolvidas por Taiara, esta é a questão central, nomeada “ecosofia”. [...] a filosofia se entrelaça com outras áreas teóricas e práticas e pode-se encontrar e eleger novos diálogos e novas perspectivas para descobrirmos um modo de ser-no-mundo que cuide dele como a nossa casa e nosso fundamento de ser. É, sem dúvida, o tema que a filosofia deveria acolher como primordial e do qual não deve se esquivar.”

 

Sobre a autora

Taiara é psicanalista clínica em formação pelo Grupo Médico Psicanalítico Lattes, mestra em filosofia pela UFPB, pós-graduada em Direito Ambiental e em Direito Animal, estudiosa e profissional de campos jurídicos e extrajurídicos como jornalismo, filosofia, psicanálise, sustentabilidade e neurociências.

Advogada desde 2012, agora licenciada, possui ampla experiência em assessoria jurídica de Gabinete de Promotoria de Justiça e de Juízo de Primeiro Grau, tanto no MPPB, como no TJPB, onde assessora atualmente.

Há mais de uma década, pesquisa e trabalha pela defesa ambiental, possuindo comenda, prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais (USA/2018 e Londres/2022), por seus trabalhos com a educação ambiental, sobre estilo de vida saudável, sustentável e vegano, e por sua atuação para contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária. Para conhecer mais sobre o seu trabalho, acesse www.taiaradesiree.com.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.