Cineclube: CAM exibe e debate "As 4 Filhas de Olfa"

Atividade da graduação em Comunicação e Multimeios, aberta ao público em geral

por Redação | 26/03/2024
Divulgação

O Cineclube Arlindo Machado (CAM) apresenta, dia 2/4, às 19h, o filme As 4 Filhas de Olfa, no Auditório Paulo Freire (andar superior do Tuca). Após a exibição, será realizada uma aula aberta e um debate mediado pelo prof. Rogério da Costa (Pós em Comunicação e Semiótica).

A obra traz um debate sobre identidade e resistência no Sul global, discutindo mitos fundadores e o papel do cinema. Além disso, o filme explora não só a memória, mas também um jogo cinematográfico em que atores profissionais atuam em conjunto com figuras reais.

As 4 Filhas de Olfa foi indicado ao Oscar de melhor documentário longa metragem em 2024, e também participou de outras premiações, ganhando como melhor documentário em Cannes e no César. A diretora Kaouther Ben Hania já havia dirigido outros sucessos de crítica como O Homem que Vendeu sua Pele. Neste novo filme, recebeu elogios da crítica pela forma de retratar e reconstituir as histórias de uma família na Tunísia, evidenciando as relações familiares e o contexto sócio-político.

Debate: governos autoritários e pauta de costumes

O prof. Rogério da Costa que irá ministrar a aula, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e doutor em História da Filosofia pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne). No momento, conduz estudos sobre narrativas no Sul global, buscando compreender mitos fundadores e desterritorializações na contemporaneidade.

Abordando a relação intrínseca entre os regimes de governos autoritários e a pauta de costumes, a conversa sobre a obra cinematográfica deverá girar em torno de questões como: a distinção entre a esfera política e a vida privada se dissolve nas ditaduras? Que consequências essa indistinção acarreta, especialmente, no universo feminino, dentro dos conflitos geracionais entre mãe e filhas? Que discussões o filme levanta sobre as estratégias de reinvenção da vida em mundos atravessados pelo autoritarismo? Por outro lado, essa indistinção entre a política e o privado se restringe a ditaduras ou aflige, igualmente, as democracias liberais contemporâneas?.

CAM, filmes e debates

O Cineclube Arlindo Machado (CAM) é um espaço do Curso de Comunicação e Multimeios para debates sobre temas contemporâneos como diversidade, meio ambiente, políticas, mídias e tecnologias, por meio de programação e projeção de filmes.

Com participação ativa dos estudantes, o CAM promove encontros, palestras e discussões em conjunto com os outros cursos da PUC-SP e com a comunidade ao seu redor.

O nome do cineclube é uma homenagem ao professor Arlindo Machado, que atuou na PUC-SP durante toda a sua carreira. Machado é um dos principais especialistas em audiovisual no Brasil, com vários livros publicados a respeito de cinema, vídeo e novos formatos audiovisuais. Saiba mais sobre o CAM.

 

As 4 Filhas de Olfa

Tunísia, 2023, 110’
Colorido
Classificação Indicativa: 12 anos

Dirigido pela tunisiana Kaouther Ben Hania, sua narrativa se passa entre o período de ditadura da Tunísia, que durou de 1957 a 2011, e os recentes anos de uma jovem democracia, vítima de ações de terrorismo do Estado Islâmico (EI). O filme trata dos eventos na vida de Olfa Hamrouni, suas memórias dos tempos da ditadura, as memórias de suas duas filhas que ainda vivem com ela e, como ponto de referência, os eventos com as duas filhas que foram cooptadas pelo Estado Islâmico e fugiram para a Líbia, ainda com 15 e 16 anos de idade.

Direção e roteiro: Kaouther Ben Hania
Produção: Nadim Cheikhrouha
Fotografia: Faroukh Laaridh

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.