80 anos e aluno do Direito: conheça a história de Tarcio Paulo

Estudante foi aprovado no 39º exame da Ordem dos Advogados do Brasil antes de concluir o curso

por Renata Nascimento | 03/04/2024

Tarcio Paulo Dias Papa está cursando o último ano de Direito na PUC-SP e já foi aprovado no 39° exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Aos 80 anos de vida, Tarcio está impedido de atuar em carreiras públicas, mas pretende exercer a advocacia da melhor forma possível.

O aluno é graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (1967), da USP, e é especialista em Hidráulica e Saneamento. Por meio do seu trabalho como consultor de saneamento básico, conheceu 23 estados brasileiros e 12 países da América Latina e África.

Tarcio presenciou um dos momentos mais difíceis da história brasileira e essa vivência foi decisiva na escolha do curso. “Sempre tive vontade de estudar Direito, mas a oportunidade só veio quando aposentei. Outro aspecto que me motivou foi que vivi de perto a ditadura no Brasil, o que me fez valorizar o devido processo legal e a ampla defesa. Na época da ditadura, vivia-se preocupado e com medo, faltava algo fundamental: a liberdade de expressão. Fui detido e voltei, mas alguns outros não tiveram a mesma sorte”.

O aluno conta que escolheu a PUC-SP por se tratar de uma das melhores faculdades de Direito do Brasil. “Prestei vestibular, fui aprovado, e tenho como facilitador residir próximo ao campus Monte Alegre. Cursar com pessoas mais jovens e regressar à Universidade depois de 50 anos foi uma experiência incrível e gratificante; sua mente se recicla e se renova”, afirma.

“Na Universidade, não encontrei qualquer dificuldade e nenhuma prática de etarismo. Convivo bem com os colegas e professores, sendo grato a todas e a todos. A dificuldade que encontrei foi inicial, pela falta de prática com a informática, porém, os colegas me ajudaram. Gostei e gosto muito do curso de Direito, foi uma boa escolha. Meu primeiro objetivo foi de conhecer, entendo que todos nós vamos morrer aprendendo. Pretendo, sim, exercer a advocacia, pois para carreiras públicas estou impedido pelo limite de idade, o que considero um equívoco, pois estou em plena condição de minhas faculdades físicas e mentais. Estou a caminho de exercer a advocacia, fui aprovado no exame 39º da Ordem dos Advogados, o que me deixou muito feliz.”

Diversidade no mundo acadêmico

Otávio Teixeira Landi é aluno de Direito e faz parte da sala de Tarcio. “No início foi uma surpresa conhecê-lo e encontrar um senhor de 80 anos na sala de aula, porém em pouco tempo se tornou uma experiência muito agradável. Tarcio é muito engajado, quer entender a matéria, se aprofundar no tema e trata todos os alunos e professores muito bem, pois faz questão de conhecê-los e criar amizade”, comenta.

Otávio enfatiza que as universidades poderiam incentivar pessoas na maturidade a voltarem para a sala de aula. “A grande maioria da sala ainda é muito homogênea - pessoas brancas, de classe alta e classe média, geralmente mais jovens - e ter diversidade, principalmente no mundo acadêmico, é enriquecedor”.

“É muito legal conhecer alguém como o Tarcio em sala de aula, tanto por ser um dos alunos mais interessados e dedicados, quanto pelo fato dele fazer questão de saber o nome de literalmente todos os colegas, no que trabalham e como estão.

A coragem dele em iniciar a faculdade nessa idade, sujeito a inúmeras situações de discriminações, e ver o quanto ele aproveita o curso nos mostra a importância do ensino e do conhecimento. Ele mostra que o ensino acadêmico não se limita a somente uma fase da vida”, finaliza Otávio.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.