Prof. Pietro Alarcón participa de comemoração da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Cerimonia de 45 anos da OTCA foi presidida pela ministra Marina Silva, do Meio Ambiente

por Redação | 05/07/2023

Na última segunda-feira, 3/7, o prof. Pietro Alarcón (Direito) participou do 45º aniversário da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização intergovernamental que trabalha na cooperação regional para a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A cerimonia foi presidida por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e pelo embaixador Rubens Ricúpero, um dos idealizadores da OTCA. 

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é formada por representantes de oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina. A OTCA, com uma ampla visão do processo de Cooperação Sul-Sul, trabalha em diferentes dimensões: político-diplomática, estratégica e técnica, criando sinergias entre governos, organizações multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidade científica, setores produtivos e a sociedade como um todo, no âmbito da implementação do Tratado.

No encontro, o prof. Pietro Alarcón esteve junto ao presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho e ao embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera, tendo em vista a realização da Reunião Técnico Científica da Amazônia, que será em 8/7, em Letícia, na fronteira de Brasil e Colômbia e a próxima reunião de presidentes de países da Amazônia que será realizada em Belém do Pará, no mês de agosto.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.