Primeiro debate entre os candidatos à Reitoria aconteceu no campus Sorocaba

por Redação | 07/05/2024

Clique aqui para assistir o debate na íntegra.

O primeiro debate entre os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitora da PUC-SP aconteceu na manhã de 7/5, no campus Sorocaba.

Representando a chapa “Renova PUC-SP” estavam os candidatos Vidal Serrano Nunes Junior (reitor) e Carla Reis Longhi (vice-reitora). Já pela chapa “PUC-SP: Nosso tempo é agora!” estavam os candidatos Márcio Alves da Fonseca (reitor) e Patrícia Jundi Penha (vice-reitora).

A profa. Barbara Lutaif Bianchini, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), também esteve presente e a mediação do debate foi feita pela profa. Sandra Murad (integrante da CCO). “O debate foi muito bom, com perguntas que foram excelentes, que tocaram em pontos cruciais para a Universidade. As duas chapas têm uma visão bem aprofundada dos problemas da Instituição. Também considero que a possibilidade de fazer perguntas anônimas deu chance à comunidade de se manifestar sem fazer nenhum tipo de freio ou de censura. O nível do debate foi alto, muito respeitoso e ocorreu como a gente esperava”, afirmou a presidente da CCO.

O debate foi dividido em quatro blocos: abertura, com a apresentação de cada um dos quatro postulantes; respostas às perguntas enviadas por docentes, alunos e funcionários, por meio de sorteio; perguntas de um candidato ao cargo de reitor ao seu concorrente, com direito à réplica e tréplica; e, por último, as considerações finais.

Ao final do debate, os quatro candidatos avaliaram o evento. Confira:

Prof. Márcio Alves da Fonseca

“Este primeiro debate focou muito mais numa crítica à atual Reitoria – que, na verdade, não é representada pela nossa chapa como continuidade – do que na propositura de soluções e respostas concretas para as diversas dimensões que uma próxima Reitoria precisa atuar para que a Universidade volte a ter a representatividade que sempre teve. Para que volte a ter a potência que sempre teve e que, nos últimos anos, se perdeu por uma concorrência e uma mudança do cenário nacional da educação.

Profa. Patrícia Jundi Penha

“Esse é o primeiro debate e teremos outros debates em que poderemos aprofundar nossas propostas que estão no nosso programa de gestão. Esse programa de gestão, como temos dito, foi construído de forma coletiva. As propostas que ali estão não estão fechadas, elas estão abertas para serem aprimoradas e aprofundadas de acordo com as necessidades e com as contribuições de cada um dos segmentos da nossa universidade, de cada uma das áreas, de cada uma das faculdades e de cada um dos campi.”

Prof. Vidal Serrano Nunes Junior

“O debate foi muito frutífero, muito adequado. Várias questões relacionadas à Faculdade de Medicina de Sorocaba apareceram e houve a possibilidade, inclusive, de comparação entre o que foi feito e o que é proposto para uma chapa. Quero dizer, que se acomoda na Reitoria e nós que somos oposição. O debate permite que apresentemos parte das nossas propostas e fica um convite sempre para que leiam a carta programa e continuem o diálogo com a gente e com a própria comunidade. [O debate] foi muito bem-vindo, muito produtivo e espero que reverta em bons resultados.”

Profa. Carla Reis Longhi

“Hoje, tivemos o primeiro debate eleitoral aqui no campus Sorocaba. Foi muito bom e é sempre muito bom discutir propostas. Este é o primeiro de alguns debates que ocorrerão. Convido toda a comunidade puquiana a acessar nossa carta-programa. O diálogo é essencial para a construção de um projeto de universidade.”

Clique aqui para acessar a página da consulta à comunidade 2024 e acompanhar as datas dos próximos debates.