Pós reflete sobre valores teológicos e papel da religião na sociedade

Programa de Teologia está com inscrições abertas para Mestrado de Doutorado, até 30/10

por Renata Nascimento | 23/10/2023
Acervo ACI

“Os cursos de Mestrado e Doutorado da PUC-SP, por meio dos Grupos de Pesquisa, colocam os alunos e alunas em contato com o que há de mais atual em termos de reflexão teológica, no Brasil e no Exterior, não somente para pensar a vivência dos valores evangélicos em meio às transformações e aos desafios de nossa época, como para pensar o real papel da religião nas relações sócio-políticas que compõem o tecido social brasileiro.”
Prof. Edélcio Ottaviani, que coordena o curso em conjunto com o prof. Gilvan Leite de Araujo.

Fundado em 1950, o Programa de Pós-Graduação em Teologia tem como objetivos principais aprofundar a análise crítica de textos relacionados com a pesquisa teológica; realizar uma reflexão teológica comprometida com a cultura e o contexto brasileiros, levando em consideração as características da reflexão teológica latino-americana; elaborar e executar Projetos de Pesquisa nas diversas áreas do conhecimento teológico.

De acordo com o vice-coordenador do curso, o Programa de Teologia da PUC-SP atende à necessidade de diferentes denominações religiosas em ter pessoas preparadas para compreender e aprofundar os fundamentos da Fé e das Religiões Cristãs, tanto do ponto de vista de sua fonte – as obras e as palavras de Jesus Cristo, transmitidas pelas Sagradas Escrituras e a Tradição – quanto da aplicação desses mesmos fundamentos na ação pastoral, ou seja, na vivência da mensagem cristã em meio à diversidade de povos e culturas.

Diálogo e rede de pesquisa

“A Faculdade de Teologia da PUC-SP se enriquece também, para além da tradição democrática que emana dos diferentes Programas de Pós-Graduação da Universidade, por estar em diálogo com diferentes faculdades e institutos de teologia dentro e fora do país, formando redes de pesquisa em suas três linhas de atuação: Estudo Teológico dos Fundamentos da Fé Cristã; Sistematização da Fé Cristã e Reflexão Teológica sobre a Prática Cristã”, afirma o professor.

As linhas de pesquisa garantem a integração do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia com o curso de Graduação em Teologia, e por isso se articulam com as linhas de pesquisa estabelecidas pelos Departamentos da Faculdade.

O Programa de Pós-Graduação em Teologia está com inscrições abertas. Clique aqui e saiba mais.

Sólida formação intelectual

Padre Anderson Frezzato é presbítero católico da Diocese de Amparo, em São Paulo, Pároco da Catedral Diocesana Paróquia Nossa Senhora do Amparo e doutorando em Teologia na PUC-SP.

Anderson afirma que buscou a Universidade pelo alto nível de capacitação, produção dos docentes e pela multiplicidade dos campos de pesquisa teológica – bíblica, moral, histórica, sistemática e outras. “A continuidade dos estudos em nível Mestrado é uma das formas de buscar essa capacitação visando servir melhor ao Reino de Deus por meio da atividade evangelizadora da Igreja. No decorrer da formação pude adquirir instrumentais para o labor teológico mais competente me dedicando à pesquisa. O contato com os professores, o apontamento de novas referências bibliográficas, a elaboração do projeto de pesquisa bem como da tese doutoral exige aplicação, trabalho e dedicação”, afirma o presbítero.

Abertura de portas no mundo acadêmico teológico

A ex-aluna Mariane de Almeida Silva é bacharel em Jornalismo e em Teologia e mestra em Teologia pela PUC-SP. Ela afirma que o curso mudou completamente sua vida profissional. “Ao cursar o Mestrado em Teologia na PUC-SP pude conhecer melhor o universo acadêmico e isso me abriu portas para lecionar na Faculdade Católica de São José dos Campos, onde, além de dar aulas, fui responsável pela revista científica da Instituição, orientei projetos de TCC e coordenei o curso de Teologia. Além da atuação numa IES (Instituição de Ensino Superior) atuo junto a minha diocese na formação de futuros diáconos e, também, na formação permanente de leigos e leigas”, afirma.

Mariane enfatiza que recomendaria o curso para colegas, amigos e conhecidos. “A qualidade exponencial dos professores e coordenadores de cursos, a dedicação inesgotável dos orientadores e toda a dinâmica do curso que, como citei, leva o aluno a desenvolver-se de forma integral, foram fundamentais para meu crescimento pessoal e, por isso, tenho tranquilidade em recomendar a experiência a outras pessoas. O curso é norteado não apenas à pesquisa específica, mas ao desenvolvimento integral de cada aluno. Desta forma, as atividades como os congressos, simpósios e afins abrem uma gama de oportunidades para os alunos conhecerem pesquisadores renomados e também transmitirem seus conhecimentos através de comunicações”, finaliza a mestra.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Teologia: clique aqui.