Missa e evento acadêmico marcam abertura dos 70 anos da Fac. de Teologia

Celebração contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e da reitora Maria Amalia Andery.

por Redação | 24/09/2018

A Faculdade de Teologia iniciou nesta segunda-feira (24/9) as comemorações de seus 70 anos de fundação, que serão completados em 2019. Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, presidiu a missa, que contou com a participação da reitora da Universidade, professora Maria Amalia Andery, do presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau, do diretor-adjunto da faculdade, padre Donizete José Xavier, de professores, estudantes e funcionários.
Durante a celebração, o cardeal afirmou que a faculdade tem grande relevância na vida da Igreja. “Por aqui passaram estudantes que hoje são professores, diretores, bispos, religiosos, que atuam no Brasil e no mundo, e essa é a principal função dela, estar à serviço da evangelização”.
Fundada em 20 de setembro de 1949, a pedido do cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção foi efetivamente instalada no ano seguinte, em 7 de março de 1950, durante o pontificado do papa Pio XII. Segundo Dom Odilo Pedro Scherer, o 70º aniversário deve ser motivo de alegria, reflexão e de frutos. “Que este ano comemorativo seja rico em iniciativas, inclusive de resgate da história, trazendo àqueles que foram nossos alunos e que tem muito a contribuir com a retomada da consciência de seu significado neste tempo”.
Após a missa, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau, ministrou uma palestra aos alunos sobre o papel da Teologia à serviço da missão da Igreja. Na abertura do evento acadêmico, a reitora Maria Amalia Andery lembrou que muitas universidades internacionais iniciaram suas atividades com os cursos de Teologia e ressaltou a importância da faculdade. “Aqui nós aprendemos cotidianamente o que é o conhecimento produzido de maneira sistemática, cuidadosa, comprometida, compromissada com o próprio conhecimento, mas também compromissada com um mundo mais justo. Tenho certeza que será um ano de muitas realizações, a começar pelo doutorado em Teologia recém-aprovado pela Capes”.
Ao longo dos anos, um dos desafios foi ampliar a atuação do corpo docente e discente dentro e fora da PUC-SP, afirmou o diretor-adjunto, padre Donizete José Xavier. “O estudo da Teologia na Universidade através da disciplina de Introdução ao Pensamento Teológico tem fortalecido o diálogo com outras áreas do saber e dado uma nova feição à nossa produção científica. Também o alto nível de ensino faz com que sejamos um centro colaborador da formação do clero de muitas dioceses do Brasil. E cada vez mais  precisamos trabalhar para que os estudos teológicos avancem e ajudem a compreender melhor a vida, o mundo e os outros”.

Clique aqui e confira matéria publicada pelo jornal O São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo.

Fotos: Luciney Martins / Jornal O São Paulo