Medicina de Sorocaba aborda diabetes

Evento foi aberto pela coordenadora do curso

por Redação | 08/12/2017

Em 2/12, a professora Maria Helena Senger, coordenadora do curso de Medicina, fez a abertura do 1º Simpósio Científico de Atualização em Diabetes (SCAD). O evento foi promovido em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) e foi realizado em Sorocaba (SP).

Durante sua fala, Maria Helena citou a residência em Endocrinologia da FCMS. “Cerca de cem residentes já passaram por aqui. Atualmente, também estamos expandindo para o mestrado profissional, com alunos e ex-alunos da PUC-SP produzindo pesquisas sobre o diabetes”, mencionou.

“Quando pensamos na história da nossa disciplina, vemos que ela foi construída com muito trabalho. Hoje, por exemplo, atendemos uma média de 150 pacientes por semana, dentro de uma carga horária que não chega a cem horas. Por esta razão, podemos nos sentir orgulhosos das atividades que desempenhamos”, prosseguiu. A coordenadora afirmou que o momento marcava a inauguração de uma nova fase e que reuniões como esta representam um marco para os profissionais da área.

Como palestrantes, participaram os professores Alexandre Vieira (PUC-SP), Carla Sanchez Benjamin (PUC-SP), Sérgio Atala Dib (EPM-Unifesp), Elizabeth Pavin (Unicamp), Regina Moisés (EPM-Unifesp), Giovanna Abrahão (PUC-SP), Mônica Gabbay (EPM-Unifesp), Patrícia Dualib (EPM-Unifesp), Marina Lopes de Lima (PUC-SP), João Eduardo Sales (Santa Casa de São Paulo), Mário Saad (Unicamp), Lígia Oliveira Mattos (PUC-SP), Cristiano Barcellos (PUC-SP) e Maria Teresa Verrone Quilici (PUC-SP).