Filme "Lavra" marca lançamento do Cineclube Arlindo Machado na PUC-SP

CAM é uma iniciativa da curso em Comunicação e Multimeios

por Cláudio Oliveira | 30/08/2022

A exibição do filme Lavra (Iroland, 2021, Lucas Bambozzi), na noite da última terça-feira (29/8), marcou o lançamento do “Cineclube Arlindo Machado” (CAM).

O evento teve início com uma homenagem ao prof. Arlindo Machado (1949-2020) e o lançamento do livro "Cineclubismo à Distância: Descentramentos do cinema brasileiro contemporâneo" (Educ), com a participação dos organizadores Marcus Bastos e Rodrigo Gontijo.

Na cerimônia, a profa. Jane de Almeida (Comunicação e Multimeios), coordenadora do CAM, falou sobre a iniciativa. “A ideia de criar um cineclube é um sonho antigo de diversos setores da PUC-SP, mas que só foi realizado em 2022, quando a Universidade retomou suas atividades pós-pandemia, e o curso passou por uma reforma do seu projeto. Os alunos passaram então a ter a disciplina Práticas de Cineclube e ficaram muito interessados na possibilidade de assistir e discutir filmes juntos“, relata Jane.

A vice-reitora Angela Brambilla Lessa lembrou, durante sua fala na abertura do evento, a importância de Arlindo Machado. “Ele foi docente de muita relevância na PUC-SP, tanto em Comunicação e Multmeios quanto no pós em Semiótica, onde atuou brilhantemente”, lembrou.

Para a pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, Mônica de Melo, o cineclube servirá não só à comunidade puquiana, mas futuramente poderá agregar o entorno da Universidade. ”Fico imaginando as inúmeras possibilidades que um cineclube pode trazer a PUC-SP, além de parcerias com outras áreas do conhecimento, outros saberes, dentro e fora da Instituição. Também imagino o quanto podemos eventualmente expandir isso para a comunidade puquiana e também no entorno, ou seja, moradores de Perdizes, colégios aqui da região, etc. Trata-se de uma experiência muito rica e que tem potencial de crescer e de se tornar algo de maior relevância”.

Parceira da Universidade, a Ecofalante, que já disponibiliza seu acervo para programação de sessões de cinemas via stremming do Ecofalante Play, também oferecerá filmes para integrar a programação do cineclube. “De nossa parte forneceremos filmes para serem assistidos tanto dentro das salas de aula, quanto no cineclube. Nossa plataforma ficará disponível aos docentes para que possam utilizar os filmes, de acordo com suas necessidades e de forma totalmente gratuita, para isso basta que os professores interessados façam um cadastro e viabilizem encontros como o de hoje, aqui no Cineclube Arlindo Machado. Nossos filmes estão à disposição para compor a programação do cineclube que está sendo inaugurado”, explica José Mateus Pereira Rodrigues, representante da Ecofalante.

Para acessar programação e mais informações sobre o CAM (clique aqui).

Confira as fotos do evento: