Estudantes da Medicina apresentam estudo de caso clínico na Argentina

Trabalho foi publicado na revista da PUC-SP, no Brazilian Journal of Nephrology e no Kidney International Reports

por Redação | 22/04/2024

Um caso clínico sobre a rara Síndrome de Goodpasture foi apresentado no Congresso Mundial de Nefrologia, realizado entre 13 e 16/4 em Buenos Aires, Argentina. Os autores são os estudantes Juliana Bara, do 5º ano, e José Henrique Carvalho Gandini de Souza, do 3º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP.

A Síndrome de Goodpasture é uma doença autoimune crônica incomum, com incidência inferior a 0,5 a cada milhão de pessoas. "Em pacientes com menos de 30 anos, ela costuma afetar pulmões e rins simultaneamente, causando tosse com sangue, falta de ar, inchaço, pressão alta, redução do volume urinário, presença de sangue na urina e anemia", explica Juliana.

Em pacientes acima de 50 anos, a síndrome atinge apenas os rins, acompanhada de inflamação renal. "É uma condição grave e extremamente debilitante. O paciente em questão chegou a ter apenas 3% da função renal em um período da internação, necessitando de hemodiálise e UTI", destaca Juliana. "Geralmente, a evolução, desde o início dos sintomas até a falência renal, ocorre em até três meses. O paciente estudado teve evolução em nove meses, uma grande variação do padrão da doença, o que motivou o registro do caso para fins científicos", complementa.

Esse estudo de caso clínico já havia sido apresentado no Congresso da Sumep, evento promovido pelos estudantes da FCMS, e no Congresso Paulista de Nefrologia. Na Argentina, os participantes do congresso interessaram-se pela descrição do caso, pois, além de raro, a progressão incomum permite um registro diferente do encontrado na literatura e, portanto, uma atualização do entendimento padrão da doença.

O paciente reside em Itapetininga (SP) e foi atendido no Conjunto Hospitalar de Sorocaba em 2022, local onde os alunos da Medicina da PUC-SP realizam estágio. Tanto o tratamento quanto o registro e trabalho acadêmico foram supervisionados pelo professor doutor Ênio Márcio Maia Guerra, docente da FCMS.

Segundo Juliana, o trabalho foi publicado na revista da PUC-SP, no Brazilian Journal of Nephrology e no Kidney International Reports.