ESG Esperanças, Experiências e Realidades é o título do livro lançado por docentes da PUC-SP

A obra foi organizada por professores pesquisadores da FEA

por Cláudio Oliveira | 01/04/2024

Os professores Paulo Romaro, Augusto Felippe Caramico dos Santos e Francisco Antonio Serralvo (FEA-PUC), são os organizadores do livro ESG Esperanças, Experiências e Realidades, que foi lançado em novembro 2023, (Estação das Letras e Cores, 2023).

A obra foi financiada pela Fundação São Paulo (FUNDASP), com verba do PIPEq (Plano de Incentivo a Pesquisa), programa mantido pela Universidade.

Segundo o Prof. Paulo Romaro, o livro traz a segunda etapa da pesquisa encabeçado por professores da FEA. “O livro ESG Esperanças, Experiências e Realidades é o segundo tomo que reúne a iniciativa de um grupo de professores pesquisadores da FEA-PUC, na divulgação de suas pesquisas, sobre o tema Environment, Social e Governance (ESG) no formato de artigos acadêmicos ou de ensaios. Em 2022, já havíamos lançado o livro ESG: Uma visão plural. Esta segunda obra demonstra o contínuo interesse pelo tema que é a maior agenda de nosso tempo e, também, reforça ao lê-lo, a amplitude que o tema abarca e as múltiplas visões para abordá-lo” explica o docente e um dos organizadores da obra.

O professor revela que o livro contou com outros autores. “Cumpre lembrar que professores e pesquisadores de outras universidades foram convidados a participar da coautoria de alguns dos capítulos desenvolvidos. A intenção era, e continua sendo, criar uma comunidade, em formato de rede, para aprofundamento e debate sobre o tema” informa Romaro.

Outro ponto destacado pelo docente, é a importância do amplo debate que se estabelece em torno do tema ESG, inclusive em relação a questões políticas e ideológicas. “É importante contextualizar o amplo debate em torno do ESG (Ambiental, Social e Governança), notadamente no que diz respeito às divergências político-ideológicas. O desenvolvimento das práticas gerenciais alinhadas ao ESG transcende o debate político entre progressistas e liberais. As controvérsias ideológicas e políticas relativas aos fundamentos do ESG refletem, na realidade, diferenças fundamentais nas perspectivas e prioridades de diversos atores políticos e econômicos. Portanto, a busca por soluções eficazes para os desafios ambientais, sociais e de governança requer um diálogo construtivo e colaborativo que leve em consideração uma variedade de perspectivas”, enfatiza o docente.

O livro é um lançamento da Estação de Letras e Cores Editora e também pode ser lido em PDF, clicando aqui.