Dom Odilo celebra missa e abençoa Centro de Parto Humanizado no campus Sorocaba

Atividade aconteceu no dia 26/3, no campus Sorocaba

por Redação | 27/03/2024
Sorocaba

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP, realizou uma visita ao campus de Sorocaba na manhã e início da tarde de 26 de março. Sua agenda começou com a celebração da Missa do Cadáver, no auditório Maracanã, pertencente à Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS). Em seguida, ele procedeu à bênção do Centro de Parto Humanizado Irmã Dulce dos Pobres, localizado no Hospital Santa Lucinda.

Missa do Cadáver

A Missa do Cadáver é uma homenagem aos indivíduos que doaram seus corpos para o estudo e avanço da ciência médica. Essa cerimônia expressa reconhecimento, gratidão e honra a essas contribuições altruístas.

Neste evento específico, a celebração foi dedicada a uma senhora, que já foi miss em uma cidade do interior paulista, e falecida aos 70 anos. Ela havia sido paciente do Hospital Santa Lucinda e, durante a internação, expressou apreço pelos cuidados, carinho e atenções recebidas.

Dom Odilo, na mensagem final da missa, dirigiu-se à comunidade do campus de Sorocaba (incluindo professores, alunos e colaboradores) e enfatizou a nobreza de suas vocações na área da saúde. “A grande vitória que vocês poderão contar a cada dia é aliviar os sofrimentos e a dor, assim como cuidar da saúde das pessoas. Quando lemos os Evangelhos que falam sobre a vida de Jesus, é impressionante ver como grande parte deles se referem ao cuidado de Jesus com os doentes”, destacou. “Ele é o Divino Médico, que veio para curar.”

O Arcebispo prosseguiu: “Curar, na língua de Jesus, tinha o mesmo sentido de salvar. Cuidar, curar e salvar são uma mesma palavra na língua de Jesus. Então, quando vocês cuidam do corpo, vocês estão ajudando a curar, também, a alma das pessoas”.

Centro de Parto Humanizado

Inaugurado em maio de 2023, o Centro de Parto Humanizado Irmã Dulce dos Pobres já realizou 984 partos, atendendo principalmente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele foi projetado para ser um local acolhedor e seguro, dedicado à realização de partos normais. Dispõe de seis quartos adaptados para o pré-parto, parto e pós-parto (PPP), sendo alguns dos quais equipados com banheiras para partos de imersão.

Encontro com alunos

Nathália Lesia Taraborelli Veneri e Wellington Pereira Almeida, estudantes do segundo ano de Medicina e integrantes do Centro Acadêmico Vital Brazil, tiveram a oportunidade de conversar com Dom Odilo após o evento.

Nathália enfatizou a importância dessa interação: “É para mostrar como nós, estudantes de Medicina, estamos preocupados com o ensino e como aqui, em Sorocaba, também somos parte da PUC-SP, por mais que estejamos um pouco distantes dos demais campi”.

Ela destacou a Dom Odilo que os estudantes de Sorocaba estão preocupados tanto com a formação como médicos, quanto na parte social, ou seja, tratando os pacientes dentro de um contexto que abrange a religiosidade, espiritualidade e ciência.