Conselho Universitário aprova Doutorado em Teologia

PUC-SP será a primeira universidade do estado de São Paulo a oferecer o curso.

por Redação | 31/10/2018

O Conselho Universitário aprovou por unanimidade, em sessão realizada no dia 31/10, o parecer para criação do Doutorado em Teologia. Com a aprovação, a PUC-SP será a primeira universidade do Brasil com Doutorado nas áreas de Teologia e Ciência da Religião e a única do Estado de São Paulo.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Márcio Alves da Fonseca, lembrou que, no mês passado, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já havia autorizado a criação do curso com base nos quesitos de avaliação. “A aprovação ocorreu nos quatro quesitos: condições asseguradas pela instituição, proposta do curso, dimensão do regime de trabalho do corpo docente e produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa”.

A previsão é de que, com a aprovação no Consun, o processo seletivo possa ser aberto ainda neste semestre, com início das aulas em 2019. A reitora Maria Amalia Andery parabenizou o empenho da Faculdade de Teologia. “A universidade ganha, inclusive, em seu reconhecimento externo, pois demonstra um compromisso maior de formação para produção de conhecimento, e não apenas uma formação voltada ao mercado de trabalho”. Para a pró-reitora de Graduação, professora Alexandra Geraldini, a conquista servirá de incentivo para outras áreas do conhecimento. “Parabenizo toda a equipe e que possamos estender a outros cursos que tenham como meta o crescimento vertical”.

O Doutorado em Teologia da PUC-SP inclui convênios de cooperação internacional com a Universidade de Louvain-la-Neuve (Bélgica), a Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália), a Universidade Católica do Chile e a Universidade Católica da Argentina. Esses convênios internacionais preveem, além da mobilidade por meio do intercâmbio de docentes e discentes nos dois sentidos, a formação de redes de pesquisa e diversas modalidades de produção científica compartilhada.  “Nosso programa de Pós-Graduação cresceu muito nos últimos anos e isso aconteceu graças ao empenho dos docentes da Faculdade de Teologia, mas também ao apoio da Reitoria, na pessoa da professora Maria Amalia, que sempre nos incentivou. Esse apoio institucional foi fundamental”, afirmou o diretor da Faculdade de Teologia, padre Boris Agustin Nef Ulloa.