Conheça a história de funcionárias que estão há 50 anos na PUC-SP e Fundação São Paulo

Depoimentos mostram a importância das amizades no trabalho

por Renata Nascimento | 24/04/2024

“Convivo com pessoas maravilhosas e construí amizades que foram fundamentais em minha trajetória. Estar na PUC-SP há 50 anos é como ter vivido por 50 anos em minha casa.”

- Aparecida Conceição Betcher Martinez, assistente administrativa da Faculdade de Direito

Amantes da Universidade, gratas pelos anos de casa e pelas relações desenvolvidas. Rosemari Dalbem e Aparecida Conceição Betcher são funcionárias da Fundação São Paulo e PUC-SP há mais de 50 anos. Em todo esse tempo atuando nas mesmas Instituições, elas contam que as amizades que fizeram e o carinho que recebem foram fundamentais para chegarem até aqui.

Trajetória de Orgulho

Rosemari foi admitida em 1970, aos 21 anos de idade. “Vinda do interior, com muito medo da cidade grande, fui apresentada pelo padre Walmir da Silva Gomes à irmã Valdete Contin, que me acolheu com muito carinho. Assim iniciei minha trajetória nesta Universidade que muito me orgulha”.

Rosemari foi admitida para atuar na função de auxiliar de tesouraria onde aprendeu sobre folha de pagamento, recolhimento de FGTS, cartão de ponto, atendimento a alunos e outras atividades correlacionadas. “Fui secretária da Irmã Valdete, encarregada de serviços administrativos, assistente de recursos humanos, e hoje supervisora do cadastro acadêmico. Atendo todas as chefias de departamento e direções de faculdade, sanando dúvidas e dando encaminhamento correto para cada situação apresentada, tentando ser muito carinhosa com todos”, afirma.

Com o objetivo de democratizar e expandir o acesso ao ensino superior, a Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP, fornece aos colaboradores duas bolsas de estudos integrais que podem ser utilizadas em qualquer curso dentro da Instituição e em qualquer grau de instrução, sendo: graduação, mestrado ou doutorado. O direito às bolsas se estende também aos filhos e cônjuges dos funcionários. Rosemari conta que os dois filhos se formaram na PUC-SP através deste benefício.

“Tive dois filhos, os dois usufruíram da bolsa de estudos e eu também fiz vários cursos como aprimoramento aqui na PUC-SP. Aprendi muito nesta Universidade, vivi momentos de alegria e tristeza e agradeço de coração todo apoio que tive nos momentos difíceis.

Meus colegas de trabalho, fazem parte de minha família, amo o que faço e me dou bem com todos. Não sei quanto tempo ainda tenho nas minhas atividades, mas sairei com muito orgulho de ter colaborado com esta Instituição maravilhosa que muito me deu”, finaliza.

Relação de amor e gratidão

Aparecida Conceição Betcher Martinez, mais conhecida como “Cidinha”, atua na Faculdade de Direito. “Entrei na PUC-SP por indicação no dia 5 de setembro de 1974, como escriturária nível I, depois de alguns anos passei a secretaria de direção e atualmente assistente administrativa”.

Assim como Rosemari, a família de Aparecida também usufruiu da bolsa de estudos fornecida pela Fundação São Paulo. “Meu falecido esposo se formou em Direito na PUC-SP em 1996, mas eu me formei em outra Instituição de Ensino”, conta.

Ela afirma que sua relação com a Universidade é de amor e gratidão. “A PUC-SP possui uma relevante atuação em minha vida, principalmente na minha construção pessoal. Me tornei uma pessoa melhor e conquistei tudo que possuo hoje graças à Universidade. Convivo com pessoas maravilhosas e construí amizades que foram fundamentais em minha trajetória. Estar na PUC-SP há 50 anos e é como ter vivido por 50 anos em minha casa. O que mais me marcou em todos esses anos foi o carinho que todos têm comigo”, finaliza Aparecida.