Comissão Central Organizadora recebe inscrições de candidatos para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a)

Votação acontece de 20 a 24/5, nos campi da Universidade

por Redação | 11/04/2023

Na última terça-feira, 9/4, a Comissão Central Organizadora (CCO) recebeu duas inscrições de candidatos/chapas para o processo de consulta direta à comunidade universitária para organização e envio, pelo Conselho Universitário (Consun), da lista tríplice de professores para ocupação dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da PUC-SP, para o quadriênio 2024/2028.

No período da manhã ocorreu a candidatura do prof. Vidal Serrano Nunes Júnior, diretor da Faculdade de Direito, e da profa. Carla Reis Longhi, diretora da Faculdade de Ciências Sociais, que são, respectivamente, candidatos a reitor e vice-reitora da PUC-SP.

“Há alguns meses eu fui instado por diversos segmentos da Universidade a uma eventual candidatura em face do que tenha sido nosso sucesso da Faculdade de Direito. A experiência ali vivenciada chamou a atenção dos colegas que acabaram me incitando a uma eventual candidatura. E, pensando em um perfil complementar, nós identificamos dentro desse grupo de professores a Carla Longhi para formar a candidatura ideal, porque ela reúne diversas qualidades intelectuais e, além destas, é diretora da Faculdade de Ciências Sociais, conhece profundamente a Universidade e os cursos nas suas mais variadas significações, de tal modo que, creio que teremos uma chapa bastante completa”, afirma o candidato a Reitoria.

O prof. Vidal Serrano também destacou os três principais projetos que pretende abordar na Universidade. “Primeiro, é muito importante que a Universidade tenha planejamento. O segundo aspecto é o diálogo, não só com a comunidade, mas também com a Fundação São Paulo, parando com o que considero um rompimento constante e uma sucessão de impasses, e em terceiro lugar, inovação. Tem uma primeira atenção para os cursos existentes, tanto de graduação quanto de pós-graduação. A ideia não é criar toda hora um curso diferente, queremos focar nos cursos que já existem, mas, além disso, há espaço para inovação, tanto nos cursos já existentes quanto a outros que irão surgir”, finaliza.

No período da tarde, ocorreu a inscrição da chapa composta pelo prof. Márcio Alves da Fonseca, atual pró-reitor de Pós-Graduação, como candidato a reitor, e pela profa. Patrícia Jundi Penha, diretora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, como candidata a vice-reitora.

“Decidi me candidatar porque conheço bastante da Universidade, fiz uma boa parte da minha formação aqui como aluno, como professor, pesquisador e gestor em várias funções e cargos. Entendo que é um momento muito importante para a PUC-SP, é um momento em que ela se recoloca muito fortemente na sociedade, dentro do seu papel social, é um momento de reconstrução acadêmica importante e entendo que tenho bastante a colaborar, não apenas do ponto de vista pessoal, mas também com um grande grupo de professores, funcionários, estudantes que têm conversado conosco e têm mostrado princípios, metas muito próximas em torno de um avanço para a PUC-SP. É por tudo isso que, evidentemente, eu faço nossa inscrição com muita alegria ao lado da professora Patrícia Jundi Penha, candidata e vice-reitora comigo”, enfatiza o pró-reitor.

O candidato também comentou três de seus principais projetos iniciais para a Instituição. “O primeiro foco é no crescimento da Universidade do ponto de vista dos seus cursos, da formação que ela oferece em todos os níveis, mas principalmente no nível da graduação. O segundo ponto é a valorização dos conselhos de forma colegiada de gestão, pois eu acredito que esteja aí o segredo do sucesso da PUC-SP e dos saltos que ela terá de dar diante dos novos desafios. E, por fim, uma comunicação muito intensa com todos os setores da Universidade, inclusive com o setor técnico-administrativo, porque entendemos que a renovação e as modificações necessárias se darão com o movimento e com esclarecimento da comunidade em todos os seus níveis”, finalizou o candidato.

Conheça o papel da Comissão Central Organizadora

A presidente da Comissão Central Organizadora, profa. Barbara Lutaif Bianchini, esteve presente no momento das inscrições e enfatizou a importância da CCO para o processo de consulta à comunidade.

“A Comissão é o órgão que realiza o trabalho de bastidores do processo de consulta à comunidade. Toda a parte da documentação, preparação para os trâmites que antecedem a votação, a votação, a apuração e publicação dos resultados e a publicação da Ata final do Processo de Consulta 2024 é feito pela CCO. Nossa tarefa terminará com o envio do Processo de Consulta à Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias", afirma a docente.

"Hoje, 9/4, foi um dia muito importante: duas chapas agendaram conosco um horário para entregar as propostas para candidatura da Reitoria. Nós recebemos os pedidos e eles serão agora avaliados para divulgarmos as chapas que concorrerão efetivamente aos cargos de reitor e vice-reitor da PUC-SP”.

O período de campanha eleitoral acontecerá de 29/4 a 19/5, e o período de votação de 20 a 24/5. Clique aqui e acompanhe as atualizações da CCO.