Cineclube exibe "Domingo no Golpe", sobre o 8 de janeiro

Documentário foi inteiramente produzido com imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto

por Redação | 14/05/2024
Divulgação

Documentário inteiramente produzido com imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, Domingo no Golpe é a próxima exibição do Cineclube Arlindo Machado (CAM), dia 16/5, às 19h, dentro da série Encontros de Arquivos.

Desta vez, o evento acontece em parceria do curso de Comunicação e Multimeios – responsável pelo CAM – com o curso de Arte, Crítica e Curadoria.

Domingo no Golpe, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi, é um documentário inteiramente produzido com imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. O filme tem como fio condutor arquivos de câmeras de segurança que evocam a força e a fragilidade da democracia, ao mostrar uma capital distante da imponência modernista de Oscar Niemeyer e dominada pela banalidade dos subsolos e corredores das repartições públicas.

As imagens do documentário foram disponibilizadas à imprensa pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2023. A narração foi criada a partir de trechos do relatório final da CPMI dos Atos de 8 de janeiro, divulgado em 17 de outubro de 2023, lido pela senadora Eliziane Gama (relatora).


 

Após a exibição, haverá um bate-papo com os autores do documentário e a profa. Priscila Arantes, diretora-adjunta da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla).

Giselle Beiguelman é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Pesquisa arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória na contemporaneidade. É autora de Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021), Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições SESC, 2019), entre outros. Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Jewish Museum Berlin, MAC-USP e Pinacoteca de São Paulo.
 

Lucas Bambozzi é cineasta, artista visual e pesquisador em novas mídias brasileiro e foi foi artista residente no CAiiA-STAR Centre/i-DAT (Planetary Collegium). Trabalha com vídeo, instalação, performances audiovisuais e projetos interativos que exploram questões do universo dos dispositivos de registro e manipulação de imagem, com questões sobre a biopolítica e a vigilância. Foi curador do Festival Vivo Arte.mov, entre 2010 e 2013, com edições em São Paulo, Belo Horizonte, Belém e Salvador. Sua obra Lavra (2017) foi o filme de abertura do Cineclube Arlindo Machado.
 

Priscila Arantes é crítica, curadora e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea. Com pós-doutorado pela Penn State University (EUA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora do curso de Arte, Crítica e Curadoria e atualmente é diretora adjunta da Faculdade de Filosofia, Letras, Comunicação e Artes da PUC-SP. Foi diretora e curadora do Paço das Artes e diretora adjunta do Museu da Imagem e Som (MIS).

 


CAM, filmes e debates

O Cineclube Arlindo Machado (CAM) é um espaço do Curso de Comunicação e Multimeios para debates sobre temas contemporâneos como diversidade, meio ambiente, políticas, mídias e tecnologias, por meio de programação e projeção de filmes.

Com participação ativa dos estudantes, o CAM promove encontros, palestras e discussões em conjunto com os outros cursos da PUC-SP e com a comunidade ao seu redor.

O nome do cineclube é uma homenagem ao professor Arlindo Machado, que atuou na PUC-SP durante toda a sua carreira. Machado é um dos principais especialistas em audiovisual no Brasil, com vários livros publicados a respeito de cinema, vídeo e novos formatos audiovisuais. Saiba mais sobre o CAM.

   

Domingo no Golpe

Documentário
22 min
Colorido
Direção: Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi

 

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