Aprendizado baseado em projetos reais é destaque de MBA em Engenharia de Software

Inscrições para o curso online e síncrono estão abertas, com desconto nas mensalidades

por Thaís Polato | 11/03/2024
Acervo ACI

Grade curricular atualizada, refletindo as necessidades e tendências mais recentes do mercado tecnológico. O fundador da startup Asteroide Tecnologia e Pagamentos, Paulo Fernandes, aponta este como o principal motivo que o levou a realizar Engenharia de Software na PUC-SP. O MBA está com inscrições abertas e desconto nas mensalidades (clique aqui para saber mais).

Ao longo do curso, no entanto, Fernandes conta que foi sendo positivamente surpreendido com outras qualidades. “Não é apenas o conteúdo que é excelente, mas também o elevado nível técnico e prático dos professores. Eles demonstraram domínio profundo e aplicado sobre os temas, facilitando meu aprendizado”, afirma o profissional, responsável por uma fintech especializada em pagamento parcelado de débitos veiculares (IPVA, Multas e Licenciamento) e de tributos (ITBI, IPTU, ISS), via cartão de crédito (clique aqui para conhecer).

O ex-aluno também ressalta a possibilidade de interação durante a Especialização. “Foram incrivelmente enriquecedores tanto a troca de experiências quanto o network estabelecido com os colegas e professores. Isso se mostrou tão valioso quanto o próprio conhecimento técnico adquirido”, ressalta Fernandes.

Coordenador da Especialização, o prof. Carlos Eduardo de Barros Paes também destaca a qualidade do corpo docente que atua no curso. “São todos profissionais de renome no mercado de tecnologia ou docentes com pesquisas de relevância na área”, afirma. O prof. afirma ainda que a Especialização mantém parcerias com grandes empresas de tecnologia, o que permite ao aluno acesso a ferramentas de ponta.

Metodologia ativa

Online e síncrono, o curso tem aulas realizadas por professores em tempo real, por meio de plataformas digitais. E tem uma característica que o diferencia positivamente em relação a outros oferecidos no mercado: baseia-se em alguns preceitos de metodologias ativas de ensino, mais especificamente, na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Associada a estratégias de ensino híbrido, a metodologia proporciona aos alunos oportunidades de se confrontar com questões e problemas do mundo real e de atuar de forma prática e colaborativa, sempre teoricamente embasada, em busca de soluções.

“A metodologia requer a realização de discussões, estudo realizado de forma individual e colaborativo (projeto integrador), além de atividades extraclasse, subsidiados por atividades teóricas, no intuito de evidenciar a dimensão investigativa da aprendizagem para os estudantes, na perspectiva de constante articulação entre teoria e prática, ao longo curso”, afirma o coordenador.

“A Aprendizagem Baseada em Projetos propicia o engajamento dos estudantes por meio de um ensino problematizador, reflexivo e transformador. Diante de um projeto, os alunos se sentem motivados a resolvê-lo e, assim, desenvolvem habilidades cognitivas, metacognitivas e socioafetivas importantes para sua formação e atuação profissional”, ressalta Paes.

De maneira geral, o curso em como público alvo profissionais com curso superior na área de tecnologia (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e outros) ou em outras áreas do conhecimento, com experiência em desenvolvimento de software. Veja a seguir algumas das habilidades que o curso da PUC-SP proporciona aos alunos:

• examinar, relacionar, adaptar, transferir, refutar, planejar, antecipar, elaborar e testar hipóteses

• identificar problemas e propor soluções

• buscar recursos necessários aos projetos/ações em foco

• acompanhar o desenvolvimento de processos e a eficácia de estratégias adotadas

• monitorar seu próprio desempenho, promovendo ajustes necessários

• trabalhar em equipe, buscando manter o equilíbrio na atribuição de responsabilidades e papéis, contribuindo para mediar conflitos, quando houver, entre outras.

Segundo Paes, a vivência voltada à realização de projetos e a integração e desenvolvimento de sistemas intensivos em software também é importante porque ocorre da mesma forma que se dá, na prática, na indústria da área. “Oferecemos uma visão moderna da engenharia de software (práticas ágeis, desenvolvimento orientado a testes, DevOps entre outros) aliada à utilização de metodologia de ensino e aprendizagem baseada em projetos e centrada no estudante. Além isso, o MBA proporciona uma discussão sobre os desafios atuais da engenharia de software no contexto da Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Complexos”, completa Paes.

Conheça a estrutura didática do MBA

⇒ Módulo I - Métodos Ágeis
Análise e Projeto de Orientados a Objeto