Alunos da University of Notre Dame visitam a PUC-SP

A visita foi resultado das parcerias estabelecidas entre as professoras Mariana Jansen e Fernanda Liberali, que realizaram estágio de pesquisa na universidade americana com recursos do PIPEq

por Redação | 01/06/2023

No dia 26/05, 18 alunos de graduação da University of Notre Dame (ND), visitaram a PUC-SP, acompanhados pelo prof. Marcio Bahia (ND). A visita foi resultado das parcerias estabelecidas entre as professoras Mariana Jansen (FEA)  e Fernanda Liberali (Pós em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pós em Educação: Formação de Formadores e Pós em Educação: Currículo), que durante o mês de abril estiveram na universidade americana e realizaram o Estágio de Pesquisa no Exterior (Pipeq).

A visita com os alunos da ND foi realizada no âmbito do programa internacional "Brazil: A Social Mosaic", promovido pela universidade americana. "O objetivo desse encontro foi de fornecer aos estudantes uma compreensão do país que desafia sua percepção turística e estereotipada", explica a profa. Fernanda.

O evento contou com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da PUC-SP e foi mediado por atividades do grupo de pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE), a partir do Projeto Brincadas, coordenado pela profª Fernanda. Foram realizadas brincadeiras e jogos teatrais com temáticas como justiça social e ecológica, racismo, misoginia, homofobia, desigualdade social, dentre outros temas relevantes ao contexto brasileiro.

Durante a visita, guiada pela funcionária Patricia Shiroma, supervisora de Relações Internacionais da ARII, os estudantes estrangeiros participaram de atividades na capela, no TUCA, na prainha e de um "sambinha" no Patio da Cruz. O encontro foi finalizado com uma exposição dialogada ministrada pela profa. Mariana, a partir das temáticas tratadas nas brincadeiras.

Dois estudantes envolvidos no intercâmbio entre as duas universidade participaram dessa atividade: o americano Dillon Hughes (Letras) e a aluna de Relações Internacionais da PUC-SP Beatriz Loureiro, que no segundo semestre irá para ND.

Parceria

A visita estreitou ainda mais a parceria entre as duas universidades, que teve início em 2019, quando a PUC-SP recebeu a visita de Michael Pippenger, vice-presidente e Associate Provost for Internationalization da Universidade de Notre Dame (EUA), e o subsequente envio de comitiva da PUC-SP à IES americana, em setembro do mesmo ano. Ao longo de 2021, ocorreram algumas reuniões entre as duas universidades para a criação do Consórcio de Universidades Católicas (CCU), uma iniciativa da Universidade de Notre Dame, que reuniria 10 instituições católicas no mundo todo. Em junho do ano seguinte a PUC-SP enviou cinco docentes para participar da Conferência Inaugural do CCU, que aconteceu em Roma (Itália).

Desde janeiro deste ano, quatro docentes da PUC-SP participaram de um estágio de pesquisa na Universidade de Notre Dame. O financiamento do projeto foi viabilizado pelo PIPEq (Plano de Incentivo à Pesquisa). Para a profa. Natália Félix, responsável pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais da PUC-SP, foi uma importante oportunidade para a troca de experiências. “A Universidade tem buscado estreitar os laços com a Notre Dame. Desde 2021, mantemos tratativas para a criação CCU. Em 2022, participamos do primeiro evento do CCU no Global Gateway da universidade americana. Agora estamos recebendo dois estudantes da ND, e enviamos duas estudantes da PUC-SP. Esse estreitamento de laços levou à construção também, em parceria com a Assessoria de Pesquisa, dos editais Pipeq - modalidade Estágio Pesquisa no Exterior, que já enviou quatro docentes para realizarem pesquisa na ND, e selecionou mais uma docente que realizará sua pesquisa no próximo semestre na IES estadunidense”.